PROPAGANDA ELEITORAL GRATUÍTA
PROPAGANDA ELEITORAL GRATUÍTA (0006 02/Set/2016)
O tema desta edição de RELATOS & NOTÍCIAS é o das eleições 2016, visto que temos pouco menos de um mês de campanha eleitoral, principalmente com as restritas divulgações gratuitas do TSE nos meios de comunicação em massa (TVs e Rádios), onde contamos com o já estipulado pela Propaganda Eleitoral Gratuita no Rádio e na Televisão (Lei nº 9.504/1997) e suas restrições determinadas pelas as resoluções da lei eleitoral vigente para 2016, que restringiu em muito o tempo e forma das tradicionais propagandas na tv e rádio para que eleitores conheçam melhor seus pretensos candidatos majoritários (prefeitos e vice-prefeitos) e proporcionais (vereadores ou vereadoras), que restringiu ainda mais e significativamente os poucos segundos do tempo publicitário, principalmente destes últimos pretendentes aos cargos legislativos, ou seja, em apenas exposições de seus nomes/números nos breves “flash restritos” para as vereanças. Tentaremos aqui entender um pouco como o atual eleitor poderá ou não, mediante o pouco tempo disponível para isto, conhecer ou tentar reconhecer seus pretensos candidatos para esta edição: Eleições 2016 em seus escassos espaços de tempo para divulgação da propaganda eleitoral gratuita.
Existem pesquisas científicas elaboradas nas principais capitais do país, onde podemos citar a exemplo da capital paranaense, que registrou 35,7% dos curitibanos não terem neste ano a certeza em quais candidatos a vereadores votaram nas últimas eleições (2012), mesmo que naquele ano os respectivos tempos para divulgações de suas campanhas no horário gratuito (TV e Rádio), tanto para prefeitos/vices e vereadores, foram bem maiores e melhores distribuídos democraticamente, no que refere-se a ocupação dos horários de propagandas gratuitas nas TVs e Rádios de todo o país.
Destacando também o povo catarinense, que no final do mês de julho deste ano a OAB/SC – Ordem dos Advogados de Santa Catarina lançou em Florianópolis em meio ao seu Congresso Brasileiro de Processo Civil, também uma importante campanha denominada de: Voto Consciente, visto que um grupo comercial de comunicação atuando no estado contratou uma pesquisa elaborada pelo Instituto Mapa que investigou a opinião de um percentual dos catarinenses com interesse ou não pela política e destacou-se que 36% deles, registraram não terem interesse pela política e que em torno de 30% não lembravam mais (sem citar em quem), anteriormente votaram.
Comentando um pouco desta triste realidade, visto que o desenvolvimento de grande parte dos municípios depende diretamente de uma salutar política, aqui nas cidades irmãs (União da Vitória/PR e Porto União/SC), estamos vivendo momentos muito mais difíceis que em eleições anteriores (ex.: 2012), onde democraticamente se compararmos ou tentarmos comparar com a divulgação de pleitos realizados ou a realizar, quanto sua propagandas gratuitas, o que era divulgado principalmente pela tv ou rádio e hoje (Eleições 2016), os horários que estão disponíveis para nossa escolha, restou-nos de certa forma com mais presença, outros meios a exemplo da internet ou mesmo jornais impressos para escolhermos quais candidatos (as), poderão ou não merecer nossos “preciosos” votos em 2 de outubro. Essa realidade serve tanto para o rádio como na tv, pois o horário gratuito disponível para que possamos acompanhar a imagem ou a apresentação de um “digno” candidato em seus pouquíssimos segundos disponíveis para tentar esclarecer suas idéias e pretensões, principalmente com a grande gama presente de candidaturas registradas a vereança em nossas cidades, comparativamente dificulta em muito mais para sabermos sobre os candidatos ao legislativo ou mesmo ao executivo de Porto União, pois segundo a lei eleitoral, não determina nem uma mínima exposição nominativa de Porto União na TV local, mesmo tendo a mesma tendo autorização na geradora em União da Vitória e transmitindo em sua antena/torre localizada em Porto União, ficando o munícipe de Porto União, apenas restrito ao transmitido pelo horário do rádio.
Pelo que parece, fica disponível uma restrita fonte de escolha para os eleitores das cidades irmãs decidirem quais são seus possíveis candidatos para votar, arriscando uma boa ou não escolha para gestão, balizando-se no que anteriormente já tenham visto ou ouvido falar de sobre seu possível candidato, do pouco visto no dia-a-dia do contato com seus eleitores (caso ocorram devido o curto tempo de campanha), do pouco horário gratuito na rádio ou tv (quando ocorrerem), também do divulgado nas redes sociais ou outros meios eletrônicos, ou ainda dos dados já contidos nos registros oficiais dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país.
Desejamos a todos os eleitores, uma boa sorte na análise e escolha de seus candidatos para as Eleições/2016.
PROPAGANDA ELEITORAL GRATUÍTA (0006 02/Set/2016)
Grato a todos, Antonio FM Budal – Reg. Mte: 10877/PR
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