MADRE TERESA DE CAUCUTÁ CANONIZADA
MADRE TERESA DE CAUCUTÁ CANONIZADA (0007 09/Set/2016)
Em RELATOS & NOTÍCIAS deste final de semana da pátria, presente o patriotismo (visivelmente) também aqui nas cidades irmãs, principalmente que a realização do tradicional desfile cívico militar de 7 de setembro (2016), marcando seus 194 anos de independência do Brasil, uma boa notícia antecedeu este fato para nós, pelo menos momentaneamente ao povo brasileiro que neste momento, em sua maioria passam por dificuldades financeiras, eis que surge um acontecimento de cunho internacional que encheu a todos de muita fé e esperança, pelo menos para a grande comunidade religiosa católica: a beatificação de MADRE TERESA DE CAUCUTÁ.
Nascida em uma família albanesa, na Macedônia, Madre Teresa fundou as MC – Missionárias da Caridade em 1950, com 12 seguidores em Calcutá, Índia que atualmente em nome dessa ordem percorre hospitais, asilos, abrigos e outros serviços em mais de 139 países.
No último dia 4 de setembro de 2016 às 10h30, o Vaticano “encheu de esperança” a Praça de São Pedro, quando o Papa Francisco realizou a celebração de canonização dessa pessoa que não mediu esforços, abdicando de sua vida para ajudar a quem mais precisa. Madre Teresa absorveu seu estilo de vida bengali que posteriormente, transmitiu às suas religiosas, quando fundou as Missionárias da Caridade. Seu trabalho nas ruas de Calcutá centrou-se nos pobres da cidade que morriam todas as noites. Ela era reconhecida pelo fato de vestir-se com um sári branco, debruado de linhas azuis, deixando uma imagem com que o mundo se habituou a vê-la e rapidamente as Missionárias da Caridade chegaram a atingir milhares de religiosas em muitos países.
Detalhando um pouco, a trajetória exitosa da então Beata Teresa de Caucutá, responsável pelo prêmio Nobel da Paz em 1979, somaram-se alguns milagres fortemente investigados pela Santa Sé, contribuindo assim para que o Papa Francisco analisa-se sua trajetória, chegando a aprovar seus relatos, principalmente o denominado seu segundo milagre que foi atribuído pela sua interseção em dezembro de 2015, um pouco após a Congregação para a Causa dos Santos (Santa Sé) ter concluído em julho de 2015 suas anteriores investigações.
Sobre essa cura miraculosa (Investigada pela SS) ocorrida em solo brasileiro em 2008, quando um homem brasileiro, de 35 anos, Marcilio Haddad Andrino, foi internado as pressas em um hospital de Santos, afetado por uma grave doença infecciosa no cérebro, desenganado pelos médicos, que segundo sua esposa Fernanda ser aconselhada a rezar para a beata, resultou numa cura de uma forma tida como inexplicável e obrigando após resultados positivos, levar a Fernanda na necessidade de sete anos entre o encaminhamento do processo e alguns atestados médicos dizendo não haver explicação científica para o ocorrido e a comprovação do milagre pelo Vaticano. Hoje, Marcilio Haddad Andrino tem seus 43 anos, continua curado e morando com sua esposa no Rio de Janeiro e ele disse em entrevista coletiva no Vaticano que se sente muito grato, mas que pensa que qualquer pessoa poderia ter sido igualmente beneficiada pela intervenção de Madre Teresa de Calcutá.
Ainda foram contabilizados outros milagres de Madre Teresa, que ajudaram nas campanhas em prol da sua canonização porem também ocorreram críticas que a vêem de outro modo, argumentar que ela fez pouco para aliviar a dor de doentes terminais e nada para erradicar as causas da pobreza, principalmente na Índia, uma nação predominantemente hindu, onde segundo os contrários, Madre Teresa foi acusada de tentar converter os desamparados ao cristianismo.
A canonização de Madre Teresa ocorre um dia antes do seu 19º aniversário de sua morte em 5 de setembro, quando o dia 4 de setembro, agora entra para o calendário da Igreja Católica com Santa Madre Tereza de Calcutá, sendo ela foi uma das mulheres mais influentes dos 2000 anos de história da igreja, aclamada por seu trabalho com os mais pobres do mundo nas favelas de Calcutá, embora também criticada durante a vida e após a sua morte. Santa Madre de Calcutá é reverenciada pelos católicos como um modelo de compaixão que levou alívio aos doentes e moribundos, abrindo filiais de suas MC – Missionárias da Caridade em todo o mundo.
Finalizando, o importante foi que o Papa Francisco canonizou Madre Teresa de Calcutá, em uma missa no domingo do dia 4 de setembro de 2016 para mais de 100.000 pessoas na praça de São Pedro, no Vaticano: “Nós declaramos a beata Teresa de Calcutá santa, decretando que deve ser venerada como tal por toda a igreja”, disse o Papa, em uma cerimônia, provocando o aplauso de toda a congregação.
MADRE TERESA DE CAUCUTÁ CANONIZADA (0007 09/Set/2016)
Grato a todos, Antonio FM Budal – Reg. Mte: 10877/PR
Leave a comment