Roberto Bona homenageia os 91 anos de seu pai “ Amadeu Bona”
Na noite do dia 13 de setembro aconteceu a abertura da exposição em homenagem ao artista Amadeu Bona, muitas homenagens foram feitas ao saudoso pintor. Porém a mais marcante foi a homenagem do seu filho Roberto Bona, que compos uma música e letra exclusiva para expressar o seu amor,o seu respeito e a saudades de seu amado pai. Roberto emocionou á todos com sua poesia.
MEU QUERIDO VELHO, MEU GRANDE AMIGO
Letra e música:
Roberto Bona
As rugas do seu rosto hoje me falam muito de você.
São marcas e lembranças do passado, vividos por você.
Meu querido velho, meu grande amigo. De força no peito e paz no sorriso.
Meu querido velho, que me ensinou. O muito do pouco que agora eu sou.
Seu corpo cansado, seus cabelos brancos, parecem me dizer.
Das lutas, dos momentos e batalhas vencidas por você.
Meu querido velho, meu grande amigo.
Seus passos de ontem, hoje seguem comigo.
Meu querido velho, que tanto me fez.
Um pouco do muito eu sigo talvez.
As palavras, seus conselhos certos, eu guardo aqui comigo.
Me mostram os caminhos e me guiam, por lugares onde piso.
Meu querido velho, meu grande amigo.São frases abertas que hoje eu lhe digo.
Meu querido velho, que muito me diz. Seu sorriso franco me deixa feliz.
Meu querido velho, meu grande amigo.
Seus passos de ontem hoje seguem comigo.
Meu querido velho, que me ensinou.
O muito do pouco que agora eu sou.
ROBERTO BONA, nasceu em 30/05/1956, na cidade de Porto União – SC. Filho de Amadeu Bona e Helena Mansur Bona. Formado em Técnico em mecânica Industrial pela Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná em Curitiba, proprietário da Empresa Roberto Bona e Cia Ltda (Casa das Rendas).
Seu destaque na arte é para a linguagem da música e na pintura. Foi membro da Banda Municipal Emilio Taboada Diez, como primeiro Clarinetista, participou de festivais na década de 70, foi vencedor do primeiro festival de compositores de Porto União com a música de sua autoria, “Lá vem saudades.” Autor da letra e música “hino a Escola”, Colégio Astolpho Macedo de Souza, participou das tertúlias na Casa Cultural Anibal Khury, Porto União.
Na Pintura é autodidata, começou a desenvolver suas aptidões artísticas no ano de 2003.Seu maior ídolo e incentivar foi seu pai, o artista plástico Amadeu Bona. É apaixonado pelas paisagens regionais do nosso interior, e das araucárias, grande influência do saudoso e querido pai. Desde a sua infância desenhava e pintava com lápis de cor.
Participou das seguintes exposições: (2003) Aniversário na Universidade do Contestado (2006) Inauguração da Galeria Erich H. Will, (2010) Primeira mostra coletiva dos Artistas da Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona (2010) Exposição Coletiva “Tributo a Noel Rosa” (2011) Exposição Coletiva na Caixa Econômica Federal de União da Vitória (2011) Exposição Coletiva Cidade Arteira I. (2011) Exposição Individual Paisagens Paranaenses (2011) Exposição Individual, Uma noite de Arte (2012) Mostra coletiva de Artistas Regionais (2012) Exposição Coletiva Cidade Arteira II (2013) Exposição Coletiva, Aniversário de União da Vitória (2013) Exposição Coletiva, Paisagens Rurais (2013) Exposição Coletiva, Inauguração do Espaço da Arte em Porto União (2013) Mega exposição coletiva de Artistas locais.
É membro desde a fundação e foi presidente da Associação dos Artistas Plástico Amadeu Bona. Também é membro do grupo Amigos do Castelinho (Música, canto e poesia), da Casa Cultural Aníbal Khury – Porto União – SC
Fonte: Entrevistando á arte – Ivanira Olbertz
Eliziane Schaefer Buch – elizianebuch@gmail.com Licenciada em Artes Visuais pela UNC, pós-graduada em Metodologia da Ação Docente pela UNIUV, pós graduada em Arteterapia pela Censupeg, bacharel em Ciências Econômicas pela FAE (Curitiba). Membro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE), Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona. Professora de Arte da SEED Paraná.
Leave a comment