Rumores, Fatos & Gente
Acabou em pizza
Prefeito eleito de Porto União, Eliseu Mibach (foto), reuniu na segunda-feira, 22, as principais lideranças da coligação “Porto União em Suas Mãos“, para um jantar de comemoração, e agradecimento pelo trabalho desenvolvido durante a eleição municipal.
De molho
Prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiw (PT), realizou na última sexta-feira, cerimônia de passagem do cargo, para o seu vice- prefeito Jair Brugnago (PSDB), pelo período de 15 dias. Ilkiw teve que se afastar do comando do paço municipal, pela dor crônica em sua coluna.
Na agricultura
O candidato a vereador do PSDB, Nei Kukla, que obteve 406 votos, que não foi suficiente para conquistar uma cadeira no legislativo municipal, mas lhe deu crédito para, ocupar um cargo no futuro governo Santin/ Bachir. Kukla deve ser o novo secretário da Agricultura do município de União da Vitória.
Final melancólico 1
Pedro Ivo Ilkiw (PT) chega ao final do seu mandato de Prefeito com um final melancólico; apenas quatro secretarias municipais continuam trabalhando. Saúde, Educação, Administração, e Assistência Social, que é comandada pela sua esposa, Monica Barcelos. As demais foram todas desativadas.
Final melancólico 2
Pedro Ivo deixa para traz, uma porção de obras e investimentos prometidos e que não foram realizados. Reforma do Estádio Municipal Antiocho Pereira, que está interditado e se encontra em completo abandono, reforma do Ginásio Municipal, Professor Isael Pastuch, restaurante popular, reforma e ampliação do Aeroporto Municipal José Cleto, continuação da revitalização do Parque Ambiental Ary Queiroz, que no projeto se estenderia até a Uniguaçu, Projeto Nosso Asfalto, e a sua maior promessa, de longos anos, que seria a construção de uma nova ponte ligando São Cristóvão à cidade.
Disputa acirrada
Atendendo ao pedido do prefeito eleito Santin Roveda (PR), o sindicato do Magistério Municipal de União da Vitória, realizou na semana passada, eleição para definir o nome da futura secretária municipal. Duas professoras disputaram a indicação; a atual secretária municipal, Sandra Leão, e a professora Leonice Espanhol. Fechadas as urnas e contados os votos, a atual secretária, venceu por apenas dois votos, ela conseguiu 276 votos, contra 274 votos da sua oponente. Depois da apuração, Leonice Esapnhol, anunciou que entrou com recurso, questionando a lisura da eleição. Fica aí, mais um “abacaxi“ para Santin resolver, sem contar, que o resultado das urnas, mostra um magistério totalmente dividido.
René Augusto (In memoriam)
XXI – Janeiro/1976
Edição nº 405
A falha do Júri popular
A má justiça impele o criminoso a praticar novos delitos. O exemplo mais recente e lamentável foi o homicídio ocorrido na semana passada em União da Vitória, quando um criminoso, recentemente, posto em liberdade, praticou novo e brutal crime, matando uma jovem de 23 anos que deixou na orfandade duas crianças. Crime passional, dirão alguns. Na verdade foi mesmo crime passional, porém o criminoso havia recentemente sido condenado em Porto União a pouco mais de um ano de reclusão, por um duplo assassinato. Havia assassinado um pai e um filho. Como já tinha cumprido quase dois anos de prisão, ao ser condenado a pouco mais de um ano por um júri condescendente, foi posto em liberdade. O júri popular, aliado a falhas de acusação e a outras séries de fatores, praticamente, absolveu Sebastião Madureira. E ele, pouco tempo esperou para praticar mais um estúpido homicídio.
Leave a comment