Sibut, o cidadão de ouro
René Augusto (In memoriam)
Em Primeira Mão
XX – Março/1974
Edição nº 330
Mário Rene Sibut, recebe dia 23 do corrente, por proposição do vereador Isael Pastuch, o título de “Cidadão Honorário de União da Vitória”. É bem verdade o que diz o velho adágio: antes tarde do que nunca. E o vereador Isael Pastuch, um moço sem viseiras, percebeu a desconsideração que vinhámos tendo com esse cidadão – Mário Rene Sibut – que tem União da Vitória em seu coração e para cá – não tenham dúvidas – virá para fixar residência, quando a saúde de sua querida esposa Luíze, permitir. Retrocedendo aos anos 40, lá estará a imagem séria do Mário Rene Sibut, transmitindo uma partida de futebol no estádio do União Esporte Clube. Ele foi o pioneiro na transmissão de futebol em nossas cidades, antecedendo àquele que criou mais fama, que foi o Cadinho, que teve muitas lições com seu antecessor. Na sua profissão, então na época de Chefe de Distrito Fiscal, Mário Rene Sibut, foi um marujo que sempre navegou, em águas limpas e nunca aportou em portos imorais, sendo sua vida profissional um exemplo para os novos fiscais que hoje pensam em enriquecer da noite para o dia, não medindo consequências de suas arbitrariedades em favor do bolso. O título de Cidadão Honorário a Mário Rene Sibut é um dos grandes acontecimentos históricos para União da Vitória, porque marca o prêmio de uma população a um homem que nos deu anos e anos de sua vida, numa conduta irrepreensível. Dizia-nos um gaiato que o Mário Rene Sibut tem um defeito, que parece ser o único mesmo: torcedor do Clube Atlético Paranaense. Afora esse defeito nobre (porque o rubro-negro é uma tradição do Paraná), Sibut é puro como um índio e tradicionalmente incorruptível. A festa tornar-se-á mais sugestiva ainda, porquanto será realizada dia 23, exatamente quando Mário Rene Sibut aniversaria e, tendo por quebra, o clube Apolo, construído em sua gestão, como presidente.
Temos certeza que Mário Rene Sibut, dirá nessa noite que a homenagem que lhe será tributada, transformar-se-á na maior emoção de sua vida. Para União da Vitória será a noite da gratidão a um homem de respeito.
Farol baixo será obrigatório nas
estradas durante o dia
A exigência do uso de farol baixo durante o dia passa a valer a partir de 8 de julho, nas rodovias brasileiras. Assim, o que antes era apenas uma recomendação fica determinado por lei e o não cumprimento será considerado infração média de trânsito, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira de Habilitação.
“Para as motos, o uso das luzes já é obrigatório durante o dia e a noite. No entanto, para os demais veículos a luz baixa é utilizada apenas à noite e em túneis. Com a nova medida, todos os veículos deverão circular com farol baixo ligado nas rodovias, inclusive em trechos urbanos e também em túneis com iluminação pública”, explica o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.
De acordo com ele, a mudança é positiva e pode ajudar a diminuir o número de acidentes nas estradas. Uma estimativa da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) aponta que o farol baixo aumenta em 64% a possibilidade de ser visto por um veículo no sentido contrário.
“É uma ação simples, que aumenta a atenção dos demais motoristas para a via. O problema é que a falta de atenção é considerada o principal motivo de acidentes nas rodovias do Paraná. Em 2015, foram 3,7 mil acidentes registrados pela Polícia Rodoviária Federal por este motivo. Foram 2,9 mil feridos e 107 mortes”, completa Traad.
Alguns motoristas já adotam a prática e recomendam o uso do farol aos demais condutores. É o caso do consultor Luís Henrique Macedo, de 31 anos, que viaja constantemente a trabalho. “Percebo que o stress e o cansaço, muitas vezes, nos provocam ilusão de ótica e deixam nossa visão embaralhada. Usar a luz, mesmo durante o dia, contribui com a segurança e evita acidentes”, destaca.
O advogado Fabrício Tairo Mattos, de 25 anos, viaja do Paraná até Santa Catarina duas vezes por semana para estudar e trabalhar e também reforça a importância de usar a luz para ser visto pelos outros motoristas.
“O farol torna o carro mais visível aos demais veículos, deixa as ultrapassagens mais seguras e reduz o risco de colisões frontais. É um instrumento que sinaliza a sua presença na pista e eu acho que é parte de uma atitude de direção defensiva”, afirma.
Dados da Associação Norte-Americana de Segurança Rodoviária nos Estados Unidos mostram que o uso de farol baixo durante o dia reduz em até 12% os acidentes envolvendo pedestres e ciclistas e em 5% as colisões entre veículos.
Fonte e crédito da imagem: Arquivo – Detran/PR
Leave a comment