Sobre mulheres e violência relacional

É março e neste mês comemoramos, se é que esta é uma boa palavra… o Dia Internacional da Mulher. Esta data celebra muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de desigualdade e violência que continuam a acontecer no mundo todo.
A importância desta data se deve à necessidade de pararmos para pensar, denunciar e agir (não só nesta data) quanto à desigualdade e a forma como as mulheres são tratadas e se deixam tratar. Em nível familiar, social, institucional, laboral em todas as culturas. Desde as mais sutis discriminações até as mais brutais e recorrentes formas de violência, todos sabemos o que acontece cotidianamente na vida de muitas e muitas mulheres.
Muitas são as necessidades de continuarmos neste debate e muitos são os ângulos e perspectivas sob os quais esta temática pode ser abordada, mas o foco deste texto será direcionado para os relacionamentos próximos, como o intrafamiliar, namoro, casamento, relações de trabalho.
A dinâmica de uma relação humana na qual existe desrespeito e violência de todos os níveis remete a um aspecto de complementaridade em que, de um lado há o agressor e de outro a vítima. Aquele, sem recursos e maturidade emocional para relacionar-se saudavelmente e esta, também sem recursos congruentes que repudiem tratamento desrespeitoso. A agressão, abuso, desrespeito se estabelecem a partir de atitudes de descaso, que se iniciam, frequentemente, com tom de voz alto e/ou sarcástico, a princípio. Havendo receptividade da vítima, ou seja, havendo resposta sem questionamento a um tratamento chulo ou agressivo, vai sendo dado espaço para que o agressor sinta-se cada vez mais autorizado a continuar sua escalada de violência relacional: depois do grito, um empurrão, mais gritos, ataques físicos “leves” a princípio, que vão tornando-se mais frequentes até chegar à flagrante agressão física. Tal situação nem sempre é percebida como violência e é exatamente esta não percepção que cria o contexto de violência.
Em recente encontro para debater este assunto, realizado pela Universidade do Contestado, envolvendo todos os campi em mesa redonda, participaram acadêmicos, professores de Psicologia, Direito e convidados de outras instituições. Nesta reflexão percebeu-se a necessidade de explorar questões como a percepção do que é a violência. Muitos a entendem como agressão física apenas, mas antes de chegar a este ponto, muitos sinais e eventos preditivos já estão em curso. No dia a dia, por meio de atos “menores” de desrespeito, menosprezo, descaso, a banalização de tratamento indelicado e grosseiro, a violência vem se configurando, passando a fazer parte da relação, mas nem sempre percebidos, situação que constitui terreno fértil para crescente desrespeito que autoriza o ataque físico. Nos relacionamentos próximos encontramos o ato desrespeitoso de um lado e a permissão para este, de outro lado. Assim, se alguém, seja, filho/a, irmã/o, marido/esposa, colega grita ou trata o outro com desrespeito, temos o agressor, mas de outro lado temos a pessoa que responde a este tratamento com medo, submissão ou no mesmo nível de agressão, estabelecendo a complementariedade. A convivência com estas formas de tratamento não parecem perigosas ou nocivas em si, a curto prazo, mas quando nenhuma das partes se posiciona e reflete (percebe?) sobre como está tratando/se permitindo ser tratada/o, o crescendo da violência vai ganhando espaço. Por isso é necessário a reflexão sobre… o que é violência? É somente a física? Não. Há a psicológica, tão ou mais danosa que a física, que envolve tratamento discriminativo, abusivo, desigual, como veremos a seguir. Necessário se faz observar cada um dos itens abordados, como forma de auto percepção e percepção do espaço psicológico e físico cedido ao outro antes que as estatísticas, as alarmantes e crescentes estatísticas aumentem.
Especificamente em relação às relações conjugais, os sinais de violência no relacionamento podem ser identificados observando as seguintes questões: ele constantemente humilha e embaraça com comentários, sarcasmos e risos a mulher, colocando-a “para baixo”? Se recusa a conversar, quanto a problemas no relacionamento, indícios de infidelidade? Ignora ou exclui a parceira, flertando com outras mulheres em sua presença? Muito comum é a inveja irracional que desqualifica as conquistas da esposa/namorada, como também proibição de programas em nível individual, reuniões de trabalho, encontro com amigas e busca por cuidados pessoais, como cabeleireira, manicure?A isola de amigos, familiares, criticando-os, dizendo que ama e só a quer para si? Tenta parecer que gosta que ela saia com os amigos, mas quando chega em casa, ele está de mau-humor ou a critica? Mau-humor quando estão em casa e sozinhos? Ameaça com: “se você não fizer tal coisa, me dará o direito de não fazer também ou procurar outra mulher que faça, por exemplo? O afeto inicial diminuiu ao ponto de quase não existir mais, sem que haja conversa a respeito? Culpabiliza a parceira por coisas tanto pequenas quanto maiores, como: “deixei aquele copo sujo na pia, por que você sempre me distrai do que é importante”? “Eu traí porque você não me dá atenção e não me satisfaz? Usa o dinheiro para controlar? Liga ou manda mensagens constantemente quando a parceira não está com ele? Ameaça cometer suicídio se ela terminar?
A lista lembra um checklist ou perguntas de manual, mas estes são indícios que precisam ser percebidos a tempo para que a escalada da violência não chegue à infelicidade, ao mau exemplo aos filhos, à doença e às estatísticas. A agressão psicológica é tão ou mais prejudicial quanto a física e, sabemos, não é raro que os abusos cresçam ao ponto de chegar a atos de violência, até mesmo que ameacem a vida e a vida da família.
Abusadores são pessoas inseguras emocionalmente, mas manipulam com talento e levam a vítima a acreditar que os maus-tratos perpetrados são causados pela vítima.
Ao perceber que a resposta “sim” é dada a pelo menos quatro das questões, é importante atenção e auto observação para identificar em si sentimentos e comportamentos que reforçam no parceiro esta dinâmica relacional. Em caso de dificuldade para restabelecer/estabelecer a potência para libertar-se, é necessária a denúncia, mas sobretudo a busca por ajuda profissional, a fim de desconstruir as causas da permanência nesta situação adversa e a construir recursos de auto confiança para sair dela.
Redes de proteção social e serviços de Psicologia estão à disposição para ajudar na busca de congruência pessoal e relacional para o fortalecimento da saúde psicológica que inibe a aceitação de tratamentos abusivos.

4 Comments on Sobre mulheres e violência relacional

  1. Maris excelente artigo que retrata a permanente necessidade de nossa atitude vigilante, para que a nossa saúde relacional- emocional- física esteja preservada. Parabéns e gratidão por este artigo, guardiã, de nossa qualidade de vida.

  2. Excelente texto! Dra. Maris, parabéns pelas relevantes contribuições apresentadas.

  3. Exatamente assim, Maris.

  4. Maria Regina Martins Gelchaki // 27 de março de 2022 at 20:15 // Responder

    Parabéns Maris Stella pelo excelente texto, claro e objetivo, que nos alerta e nos mostra qual o caminho a seguir! É de extrema importância socializar com o maior número de pessoas possíveis. Esse alerta precisa ser diário e para além das palavras! Todas as mulheres precisam perceber e orientar as outras mulheres sobre todos os tipos de violência física, psicológica, simbólica, patrimonial e sexual.
    A violência relacional está tão próxima da gente, muitas vezes presenciamos, sofremos e a maioria de nós não denuncia, deixamos passar. A que se pensar (refletir) se todas nós mulheres já sofremos violência alguma vez…

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump