Sobre trapalhadas, vacinas e nações

No momento em que o planeta contabiliza sua morte de número dois milhões em decorrência da pandemia Covid-19, e a segunda onda de transmissões quebra barreiras para se tornar ainda mais catastrófica que a primeira, eis que em um grande país governado por seres de ínfima envergadura do hemisfério sul mais uma trapalhada se consuma, oferecendo oportunidade para análises e reflexões que, ainda há um fio de esperança, possam preparar esta sociedade para não repetir o mesmo erro no futuro. Para entender o que se passa, uma breve retrospectiva é necessária.
Os últimos meses foram de caos e confusão na esfera do governo federal. Não que isto seja algo incomum em um grupo célebre por reunir algumas das maiores incompetências da nação, mas é que, desta vez, a questão envolve diretamente a perda de vidas humanas. Não falo, aqui, do colapso da saúde no estado do Amazonas que é necessário convir, envolve uma série de fatores que extrapolam até mesmo a inépcia do governo Bolsonaro. Refiro-me ao circo formado em torno da vital questão da política de vacinação que deve ser elaborada para que possamos, o quanto antes, parar de lamentar mortes em profusão. Com relação ao tema, uma das primeiras iniciativas partiu do governo de São Paulo, liderado por um ex-amigo do capitão da vergonha nacional que, por alguma razão (eleitoreira, certamente) rompeu com o mesmo apenas alguns meses após ambos compartilharem palanques, lives e, claro, votos. A vacina Coronavac, fruto de pesquisas científicas chinesas e avalizada pelo Instituto Butantã, um dos mais respeitados do país, rapidamente surgiu como uma primeira alternativa de imunização que, embora imperfeita e longe de possuir a eficácia desejada – nenhuma o possui neste momento, ao menos permitiria a adoção de um primeiro passo na busca pela normalidade.
Acontece, contudo, que como referido esta vacina é fruto de pesquisas realizadas na China. O mesmo país no qual, como bem se sabe, esta pandemia começou, ainda nos fins de 2019. Motivo mais que suficiente para que terraplanistas, teóricos da conspiração e negacionistas de plantão, todos devidamente apoiados por aquele que, no momento, ocupa o Palácio do Planalto, iniciassem uma ampla campanha de desinformação com o objetivo não apenas de desacreditar a dita vacina, mas, mesmo, qualquer esforço amplo de imunização. Se solução houvesse, que esta não viesse da China, foi um dos muitos mantras repetidos à exaustão nas últimas semanas. Cheguei a ouvir pessoalmente pessoas afirmarem que não tomariam a vacina chinesa por acreditar que ela viria com microchips que, implantados em nossos corpos, nos tornaria alvos mais fáceis da espionagem dos comunistas! Não vou entrar no mérito da afirmação, indigna de qualquer esforço de contestação. A questão, contudo, é que uma vez politizada a questão, foi a vez de o governo federal afirmar, triunfante, que a vacina a ser aplicada no país não seria a chinesa, mas outra a ser adquirida em vários países, Índia inclusive. Que São Paulo ficasse com a Coronavac e, quem tivesse coragem, que a tomasse por sua conta e risco, preferencialmente, assinando um termo de responsabilidade, segundo mais uma genial ideia formulada nos corredores de Brasília em algum dia de especial inspiração intestinal. E assim ficaram as coisas. Sem estratégia formulada. Sem direção alguma. Com muita desinformação, negação e demais bolsonarices. Até que, há algumas poucas horas (escrevo esta coluna na manhã do dia 16 de janeiro), tudo mudou.
A Índia, apresentando argumentos do mesmo naipe daqueles orgulhosamente arvorados pelo presidente brasileiro e seus seguidores, adiou indefinidamente a remessa de milhões de doses da vacina escolhida pelo governo federal em benefício da aplicação das mesmas em sua própria população. Uma lógica inatacável do ponto de vista do pensamento nacionalista. Do mesmo modo, seringas para aplicação dos imunizantes subitamente sumiram do mercado, já que as fabricantes chinesas também passaram a priorizar, compreensivelmente, a venda das unidades para seu próprio governo com o objetivo de utilização dentro da própria China. Os estoques a serem exportados, também logicamente, tiveram seus preços inflacionados, criando um problema de difícil solução para vários países, Brasil inclusive. Novamente fracassado, demonstrando ainda uma vez mais sua incrível incompetência, eis que o governo federal decidiu se voltar para a vacina chinesa contra a qual tanto trabalhou, buscando obrigar o Instituto Butantã a entregar-lhe todas as doses já produzidas e a produzir, em prejuízo de São Paulo que, vejam só a lógica inatacável atuando novamente, promete recorrer ao Supremo Tribunal Federal para impedir tal trapaça. Por que lógica inatacável, alguém questionará? Não somos todos brasileiros? Não devemos nos unir em tempos de dificuldades? Sim, respondo. Em termos de um pensamento nacionalista que não esposo, é exatamente isso que se espera. A menos que um dos lados da equação política, no caso o governo federal, tivesse provocado essa crise absurda com sua própria incompetência de dimensões titânicas, e agora estivesse tentando, como medida desesperada, prejudicar diretamente quem, ainda que indigno de qualquer aplauso, ao menos teve a decência de lidar com a maior pandemia dos últimos cem anos com o mínimo de pragmatismo, racionalidade e, vou além, sentimentos de humanidade cristã. Nada além do mínimo que se espera de governantes eleitos e que, mais uma vez, o governo Bolsonaro se mostrou tão distante de ser capaz de entregar.
As lições a se tirar desta catástrofe global iniciada na China, mas que nestas terras foi agravada pela desgraça administrativa oriunda de Brasília, são várias. Me limito a listar apenas duas. A primeira e mais óbvia, que não deveria precisar de enunciação, mas, nos tempos que correm, precisa sempre ser lembrada, é que quando se trata de medidas destinadas a salvar vidas, não deve haver essa politização rasteira e infame que aqui se assiste. Não há votos a buscar quando os eleitores estão morrendo aos milhares, nem apoio a prestar quando os apoiados o utilizam para se recusar a agir, oferecendo ao invés apenas frases odiosas e decisões criminosas. Espero, sinceramente, estar vivo para assistir à devida responsabilização de todos os envolvidos neste verdadeiro teatro de horrores.
A segunda lição, mais sutil, mas não menos importante, é que quando se trata de problemas globais não cabe, por pura insuficiência de abrangência, a busca por soluções nacionais. E neste ponto, vejam só, não culpo apenas o governo brasileiro, pois se trata de uma visão míope e pouco inteligente que marca todas as administrações estatais deste século XXI. Quando são adotados slogans como “América primeiro”, “Brasil acima de tudo” e outros do mesmo tipo, é lógico esperar que, do outro lado da linha, o interlocutor também esteja munido dos mesmos valores. Assim, quando o auxílio externo é necessário, a única conclusão possível é a de que ele irá faltar precisamente no momento mais crítico. Em tempos de mudança climática, pandemia e colapso de economias, é mais do que nunca necessária a busca por soluções globais abrangentes, de muito maior alcance que os tribalismos modernos que partem do pressuposto insensato de que os seres humanos mais próximos valem mais, ou são mais importantes, que os distantes. Nada pode estar mais longe da verdade. Trata-se de um problema de difícil solução, e de fato de nada adianta uma nação adotar postura globalista se as demais continuarem fechadas em si mesmas. Aqui, como em todo o resto, apenas uma ação conjunta pode oferecer resultados satisfatórios. Não é algo que possa ser esperado para o próximo meio século. Mas seria positivo que ao menos debates neste sentido pudessem ser iniciados a partir de agora. Até a próxima!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump