Uniguaçu inaugura Startup Garage

Projeto em parceria com o Sebrae irá contribuir com o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão dentro da Instituição e também para a comunidade

Na noite de sexta-feira, 18, foi realizada a inauguração do Startup Garage Uniguaçu. O programa tem como objetivo unir grupos acadêmicos empreendedores para que juntos trabalhem ideias e propostas de crescimento empresarial e social, contribuindo, assim, para o crescimento de nossa comunidade. O espaço tem uma proposta de funil, sendo iniciado por mais 40 ideias dos acadêmicos da Uniguaçu que participarão do Startup Garage.
Todo o processo do programa terá duração de seis meses, nos quais serão capacitadas as equipes, dando suporte às ideias, aumentando assim a divulgação nas Instituições de Ensino Superior. O suporte será dado desde a formação de ideias, da equipe, a introspecção de mercado, investimento e venda, com mentoria de professores da Uniguaçu, além dos consultores e mentores que o Sebrae vai disponibilizar para dar apoio ao projeto.
O coordenador do projeto na Uniguaçu, professor Jonas Elias de Oliveira, comenta que as Startups são geradoras de ideias e de futuros negócios. “Este espaço criado pela Uniguaçu é moderno e criativo, para que os jovens se sintam bem e isso ajude na criatividade de cada um. Este espaço é para empreendedores, futuras empresas que geram ideias e criam produtos para serem lançados no mercado.”
Estiveram presentes o Gestor de Projetos de Inovação e Startups do Sebrae, Elizandro Ferreira, convidados, autoridades, professores e colaboradores da Uniguaçu, além acadêmicos da Instituição.

Startup Garage no Estado
De acordo com Elizandro Ferreira, o programa Startup Garage é um projeto piloto em nível do Sebrae Paraná. “Nós estamos rodando seis projetos como este no Estado de maneira concomitante. Optamos trabalhar com a Uniguaçu pelo histórico de intervenções que já tivemos bem sucedidas com a Instituição”, afirma.
Segundo a professora Marta Borges Maia, Diretora Geral da Uniguaçu, o Startup Garage é mais um dos frutos desta parceria com o Sebrae. “É um projeto muito interessante, pois ele vem completar tudo o que já estamos fazendo há mais de oito anos junto com o Sebrae aqui dentro da Uniguaçu. Tudo começou com o projeto de Educação Empreendedora e foram realizadas diversas ações até que chegássemos hoje em um espaço deste de Startup.” Ela ainda comenta que quem ganha com isso são os acadêmicos e a comunidade, pois o objetivo maior da Instituição é a formação e a preparação dos acadêmicos para o mercado de trabalho.
A proposta do programa é que sejam realizadas capacitações quinzenalmente, com o cronograma pronto até o mês agosto. Serão três fases, a primeira se refere ao comportamento empreendedor, as ideias e os times. Na segunda fase será realizada a validação de mercado, prototipação, banca seletiva, na qual serão eliminadas duas das oito equipes. No final da terceira fase, mais duas equipes serão eliminadas. Somente quatro equipes chegarão ao final do programa.
O Startup Garage irá funcionar aos modos do Startup Weekend, já realizado na Instituição, seguindo a mesma dinâmica de ideias, perfil dos empreendedores e suas habilidades. O fluxo do Startup é contínuo, ou seja, terminando uma turma já se inicia outra, sendo realizado o programa pelo menos duas vezes por ano. “A meta é deixar empresas prontas para galgar vôo solo”, complementa Elizandro.
Segundo o professor Jonas, virão professores mentores escolhidos pelo Sebrae, que irão desenvolver com cada grupo suas ideias. “No futuro, serão formados mentores dentro da Instituição para dar continuidade a este trabalho”, afirma. Para ele, o Startup é uma forma de captar talentos, preparando esses talentos para novas ideias e novos negócios, transformando esses negócios em empresas para o futuro, trazendo assim produtos inovadores ao mercado.

Uniguaçu recebe Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora no Ensino Superior do Paraná
No dia 27 de abril, ocorreu a segunda edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. A Uniguaçu foi campeã na categoria Instituição de Ensino Superior, concorrendo com 51 cidades da regional Sul. O prêmio se refere às ações de inovação e empreendedorismo realizadas pela Uniguaçu em 2017.
A Uniguaçu teve a melhor pontuação entre as IES da Regional Sul inscritas no prêmio. Em 2017, 1870 alunos, dos 19 cursos da Uniguaçu, participaram de eventos, com o tema empreendedorismo, ofertados pela IES.
A premiação tem abrangência estadual e objetiva identificar, estimular, difundir e reconhecer as iniciativas mais bem-sucedidas e inovadoras no campo da educação empreendedora, desenvolvidas ao longo de 2017, por professores, Instituições de Ensino Superior e municípios.
No total, foram 300 inscritos em quatro categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior. Os vencedores de cada categoria foram escolhidos em duas fases, uma regional e outra estadual, totalizando 24 finalistas regionais, e, quatro vencedores estaduais.
Segundo a Diretora Geral da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia, a Uniguaçu evoluiu, cresceu e amadureceu na educação empreendedora. “Trabalhos como esses nos deixam orgulhosos! Cada vez estamos criando mais projetos e ações para gerar aproximação da Uniguaçu, como Faculdade de Ensino Superior com as empresas e com a comunidade.”
Os premiados, professora Marta Borges Maia, professor Atílio Matozzo e professor Hilton Tomal, fazem parte da equipe que assessora e participa do projeto coordenado pelo professor Romildo João Lisboa, que também foi premiado na noite de sexta-feira, 18, tendo em vista que na data da entrega oficial, dia 27 de abril, a Uniguaçu recebeu outro projeto parceiro do Sebrae, o Startup Weekend, que impossibilitou a presença dos professores e da diretora geral na premiação que ocorreu em Curitiba (PR).

 

Acadêmica da Uniguaçu conquista segundo lugar no Paranaense de Taekwondo
Keyla Caroline Engel de Paula subiu ao pódio na categoria até 62 quilos, faixa preta, sub 21

Para muitos, vestir o Dobok (uniforme) pode apenas fazer parte dos treinos, mas para Keyla Caroline Engel de Paula, usar as vestimentas do taekwondo é algo que lhe faz sentir bem e traz diversas possibilidades na vida pessoal e profissional. Keyla tem 18 anos, e está no primeiro período de Educação Física na Uniguaçu. Ela pratica este esporte há seis anos e é formada há três anos.
O taekwondo é uma arte marcial para defesa pessoal. É um combate sem armas que vai além de títulos e vitórias, mas sim da capacidade que cada um tem em vencer suas dificuldades pessoais e desenvolver suas habilidades nos treinamentos.
Assim como em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Nas competições, os lutadores devem usar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes e também para diminuir o impacto por eles causado. As competições ocorrem pela divisão de categorias, como idade, faixa e peso.
Keyla lutou no domingo, 20 de maio, no 36º Campeonato Paranaense de Taekwondo, na cidade de Cascavel (PR), onde havia em média 600 competidores. Ela ficou em segundo lugar na categoria até 62 quilos, faixa preta, sub 21. Quem ganhasse nesta etapa, ganharia vaga na Seleção Paranaense, e para a competição do Campeonato Brasileiro.
O taekwondo como um caminho de vida
Keyla escolheu fazer Educação Física, pois desde pequena já vinha dessa base do taekwondo. “Eu iniciei aos 12 anos, e, antes disso eu já fazia ginástica rítmica. Agora eu trabalho com projeto taekwondo e dou aula de dança na escola, e por isso o curso vem para agregar.” Praticamente boa parte de sua família já praticou o taekwondo, mas antes ela não tinha interesse pelo esporte, apenas pela dança. “Minha mãe colocou meu irmão na aula de taekwondo, e era eu que o levava. Foi então que comecei a me interessar.” Keyla começou a treinar e agora é faixa preta. “Hoje sou professora e isso me dá a possibilidade de estar fazendo faculdade, o taekwondo, a dança e a Bolsa Esporte.”
A Uniguaçu reconhece os atletas que estão no ranking paranaense ou brasileiro premiando-os com bolsas parciais, para que sonhos como o de Keyla sejam realizados. Além disso, ainda contamos com várias outras formas de incentivo ao acadêmico.
Keyla comenta que além de uma parte de sua família já ter treinado taekwondo, a sua inspiração e incentivo veio também de alguns professores. “Eles sempre estiveram ao meu lado, me levaram, me disseram que o taekwondo não era só um esporte. Eles mostraram que eu podia ganhar minha vida com esse esporte.” Ela ainda comenta que agora quando se depara com atletas de alto rendimento, que são de níveis bem acima e já participaram de mundiais, se sente motivada. “Isso só me deixa com gostinho de fazer parte de tudo isso também.”
Keyla comenta que antes precisava perder em média seis quilos para poder passar na pesagem dos campeonatos quando lutava na categoria até 55 quilos. “Eu precisava baixar muito meu peso e consequentemente eu ficava muito fraca e não aguentava as competições.” Agora, na categoria do peso ideal ela aguenta as lutas sem cansar, e consequentemente tem mais força.
Além de trabalhar no projeto de taekwondo de União da Vitória, na Escola Oficina, no bairro Rio D’Areia, Keyla se dedica aos treinos e aproveita as aulas também como um treino e a noite se dedica à faculdade. “Nos treinos eu consigo aprimorar as técnicas. Tem dias que faço treinos direcionados, que são feitos com todos que participam das competições pelo município.”
A atleta já tem aproximadamente trinta campeonatos. “Quando eu me formei em faixa preta, que o nível é mais difícil, eu fui duas vezes reserva da Seleção Catarinense e agora eu sou primeira no ranking Paranaense e reserva da Seleção Paranaense.” Dos trinta campeonatos que já participou, pelo menos em vinte conseguiu uma boa colocação (primeiro ou segundo lugar), já nos outros Keyla ficou entre o segundo e terceiro lugar.
Ela ainda comenta que quem seleciona os atletas para as competições é a academia Jaguar Taekwondo onde treina, pois precisam ver as condições de transporte, as inscrições, entre outras coisas envolvidas no esporte. “A academia seleciona os campeonatos mais importantes, como os estaduais que dão vaga para o Campeonato Brasileiro (para ganhar bolsas e poder competir para a Seleção Brasileira) e os regionais que valem ponto no ranking estadual.
Ano passado Keyla se lesionou em um treino e rompeu um dos ligamentos do pé. “Eu fiquei cinco meses parada e acabei perdendo campeonatos importantes que poderiam me ajudar a ficar melhor no ranking.” Devido a lesão teve que usar gesso, bota ortopédica e fazer fisioterapia até se recuperar. “Ainda assim, quando faço alguns movimentos, sinto uma dor fraca.”
Neste domingo, 3 de junho, Keyla irá competir no Campeonato Regional em Matinhos (PR) e nos dias 23 e 24 de junho, no Campeonato que acontece em Curitiba (PR).

 

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


male-enhancement-pills   penis-enlargement-medicine   best-penis-enlargement-pills   male-enhancement-pills-that-work   penis-pills   best-erection-pills   penis-enlarger   penis-enlargment   best-sex-drugs   evermax-pill   penis-enlargements   hard-on-pills-that-work   enhanced-male-pills   male enhancement   penis extender   best male enhancement pills   penis enlargement medicine   best male enhancement   penis stretcher   penis enlargement pills   extenze reviews   penis extenders   sex pills   how to produce more sperm   extenze review   extenze male enhancement   male enhancement pills that work   bathmate results   male enlargement pills   male extra   extenze pills   how to increase semen volume   increase sperm volume   penis pills   volume pills   male enhancement pills that work fast   increase semen volume   bathmate before and after   best penis enlargement pills   male enhancement pill   penis enhancement   penis pump before and after   how to increase sperm volume   best budget penis pumps   enhanced male   best erection pills   bathmate review   best penis pumps   penis traction   how to produce more cum   male enhancement products   3 ways to increase seminal fluid   male enhancement pills over the counter   penis pump results   increase ejaculate   best sex pills   male enhancement reviews   how to produce more semen   dick pills   sex pills for men   penis enlargement pill   how to increase ejaculate volume   how to increase ejaculate   extenze side effects   huge ejaculation   penis enlargement pump   water penis pump   male enhancement supplements   do penis enlargement pills work   increase semen   bath mate   penis pump reviews   penis growth pills   best male enhancement pill   bathmate routine   size genetics   male supplements   male enlargement   male extra reviews   the best male enhancement pills over the counter   how fast does extenze work   how to ejaculate more   extenze results   penile extender   bathmate x30   max performer   best penis extender   bathmate reviews   semen volume   extenze extended release   penis pumps   dick enlargement   how long does it take for extenze to work   dick pumps   penile traction   big loads   best male enhancement pills that work   increase sperm volume pills   extenze pill   best male enlargement pills   male sex pills   penis strecher   home made penis pump   dick extender   cum pills   natural ways to increase seminal fluid   best penis enlargement   penis pump before after   penile traction device   best over the counter male enhancement   over the counter male enhancement pills   male extra review   vigrx plus review   does bathmate work   extenze directions   best penis   penis enlargement pills that work   volume pill   sex pill   male enhancer   increase cum   extenze ingredients   semen volumizer   increase semen production   do male enhancement pills work   enhancement pills   vigrx pills   penis enlargment pills   stamina pills   are penis pumps safe   cock pumps   darren jackson   best natural male enhancement   penis stretchers   best penis enlargement medicine   male enhancement drugs   how to increase sperm thickness   where to buy vigrx plus   best sex pills over the counter   sexual enhancement pills   increase ejaculation   increase cum volume   sexual enhancement   penis enhancers   hard on pills that work   enhancement male pill   extenze ingridients   extenze befor and after   malextra pills   extenz results   penis enlargements pumps   extenze ingredience   male enhancement pills   penis enlargement medicines   volumepills review   penis extender result   extenze ingredient   penis pump review   how to increase ejaculation volume   cock extenders   penis enlargement devices   vigrex tablets   how to increase semen amount   male performance pills   bathmate hydro   how to increase cum load   penis extenders reviews   best male enhancers   how to increase semen production   how to produce more seminal fluid   bathmate x40   male drive max   increase cum load   bathmate before after   volume increaser   produce more sperm   best male enhancement pills over the counter   max load pills   volume pills review   natural male enhancement herbs   delay pills for men last longer   cock stretcher   enhanced male pil   male enhancement pills free trials   penispumps   penis enlargement device   male sexual enhancement   extend pills   sex enhancement pills   all natural male enhancement   long sex pill   best male supplement   extenze maximum strength   do penis pills work   produce more semen   how to produce more seminal fluid naturally   increasing semen volume   penis extenders review   how to increase semen   best male enhancement pills 2019   male enhancement pills reviews   increase ejaculate volume   bathmate hydro pump   increase seminal fluid   natural male enhancement pills   hydro penis pump   vigrx reviews   do penis extenders work   over the counter male enhancement   male enhancements   top male enhancement pills   penis traction device   bathmate pump  

Carregando...