Uniguaçu participa do Programa Saúde na Estrada com o Posto Ipiranga
Na última semana acadêmicos da área da Saúde da Uniguaçu participaram do Programa Saúde na Estrada do Posto Ipiranga. A ação foi realizada próximo ao município de São Mateus do Sul (PR). Para os atendimentos estiveram presentes mais de 30 acadêmicos, do Centro Universitário Vale do Iguaçu, dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem. Eles participaram colaborando com o Programa em um sistema de rodízio de atendimento durante todo o dia.
A ação ofereceu um check-up básico de saúde, com exames preventivos gratuitos, além de outras atividades voltadas para o bem-estar e a saúde do público caminhoneiro. Foram realizadas aferições de pressão arterial, verificação dos níveis glicêmicos, avaliação nutricional, odontológica, oftalmológica e, na área de imunização, vacinas e controle de doenças sexualmente transmissíveis. Toda trajetória de avaliação era realizada em aproximadamente 30 minutos.
Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, professora Silmara Brietzig Hennrich, responsável pela organização dos acadêmicos para o evento, a ação vem ao encontro de vários propósitos na formação de nossos acadêmicos. “Isso contribui no aprimoramento de habilidades e competências adquiridas ao longo de cada curso envolvido, preparando os futuros profissionais com foco na prevenção e controle de várias doenças.”
Acadêmicos de Engenharia da Uniguaçu desenvolvem projetos para Desafio RGB
Os acadêmicos dos segundos períodos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção apresentaram na última semana os projetos realizados nas Atividades Pedagógicas Supervisionadas (APS). O evento recebeu o nome de Desafio RGB, baseado na máquina de Rube Goldberg do artista plástico, cartunista, escultor, escritor e engenheiro Reuben Garrett Lucius Goldberg.
A criação deste evento tem por finalidade colocar em prática os assuntos que são abordados em sala, fazendo com que os acadêmicos coloquem a “mão na massa”. Dentro do desenvolvimento do Desafio RGB, os alunos necessitaram realizar várias atividades de física como cálculo de atrito, rotação, imã, transformação de energia, dentre outras.
Posteriormente eles utilizaram conceitos da disciplina de Desenho Técnico para idealizar seu projeto e apresentá-lo. A disciplina de Atividades Integradas foi supervisionada pelo professor Jefferson César dos Santos e comandada pelos coordenadores de cada curso sendo aplicadas no ambiente virtual da Uniguaçu.
Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Larissa Jagnez, os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos demonstraram a capacidade de conceber soluções criativas nas atividades, a partir da compreensão e modelagem dos fenômenos físicos. “Parabenizamos todas as equipes que se envolveram e participaram da apresentação.”
Leave a comment