Uniguaçu realiza 26ª Semana Pedagógica

A equipe de docentes da Uniguaçu se reuniu na noite da segunda-feira, 28, para oficializar o início da 26ª Semana Pedagógica, que teve como tema “Desafios do Ensino Superior para o Século XXI”. A abertura foi realizada pela Diretora Geral da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia, no Salão Nobre Prof. Dr. Wilson Ramos Filho.
O Coordenador Acadêmico, professor Atílio A. Matozzo explanou sobre as atividades constantes na semana de capacitação e também falou sobre o Programa Smart Uniguaçu, que envolve processos tecnológicos, metodologias de ensino e formação continuada dos professores. Na sequência, o Superintendente das Coligadas UB, professor Edson Aires da Silva, comentou sobre o cenário atual das Instituições de Ensino e também explanou sobre as novidades deste novo ano letivo. Dando segmento, o Procurador e Pesquisador Institucional da Uniguaçu, professor Daniel Gonzales, apresentou dados relacionados à Instituição. Após o intervalo, os colegiados começaram a apresentar as Práticas Exitosas de cada curso para todos os professores.
A segunda noite foi voltada à plataforma Smart Uniguaçu, onde o professor Atílio Matozzo explicou que este é um programa que busca resultados de aprendizagem, visando a aprendizagem significativa em que o foco principal é fazer com que os acadêmicos levem os ensinamentos para a vida e o foco é na aprendizagem colaborativa entre professores e acadêmicos, servindo como estratégias pedagógicas. A biblioteca virtual está entre algumas novidades para este ano, que conta com mais de dez mil títulos disponíveis, fazendo com que os estudantes tenham mais facilidade e interatividade. Logo após a explanação, os professores se dirigiram até os laboratórios de informática onde tiveram um Workshop sobre a plataforma Smart e como ela funcionará.
Dando continuidade as atividades, a terceira noite contou com o Workshop – Implementação de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) e Projeto Integrador – experiências, vivências e dicas, realizado pelo Prof. Ms. Paulo Henryque Cayres. Ele apresentou ideias para execução de APS e Projetos Integradores, falando também da importância de usar as metodologias ativas, enfatizando o papel do docente e a relevância do engajamento para novos desafios.
Finalizando a 26ª Semana Pedagógica houve a continuação da apresentação dos docentes sobre as Práticas Exitosas e Inovadoras. Em seguida, houve um momento de descontração sobre os “Tipos de Professores! Qual é o meu afinal?”. O foco da semana foi lembrar a todos da qualidade do ensino presencial aliado com a força da implantação das novas tecnologias. A integração, capacitação e reuniões de colegiados ocorreram durante toda a semana, preparando todos para o retorno letivo.

 

Uniguaçu e BRF preparam parceria

Representantes da empresa, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, visitaram a Instituição com o intuito de conhecer a formação dos nossos acadêmicos e a estrutura física da Uniguaçu
Recebemos na Uniguaçu na última sexta-feira, 1º de fevereiro, a visita do Supervisor Integração Frango de Corte da Unidade BRF Brasil FOODS S.A Comercial e Industrial, da unidade de Capinzal, o médico veterinário José Henrique Resende Borges e do engenheiro agrônomo Ézio Conzlet. O objetivo da visita foi conhecer de perto a Uniguaçu e o curso de Medicina Veterinária. De acordo com José Borges o interesse foi conhecer de perto o trabalho desenvolvido na formação dos nossos acadêmicos e firmar uma parceria com a empresa BRF. Segundo ele, a presença de estagiários e a competência de suas formações tem chamado a atenção dos dirigentes da BRF. “Viemos diretamente na Uniguaçu conhecer de onde saem os diamantes”, afirma, referindo-se aos acadêmicos que vão fazer seus estágios profissionalizantes. Hoje, um terço da equipe técnica da BRF Capinzal é formada por acadêmicos egressos da Uniguaçu. Para a professora Marta Borges Maia a parceria é muito bem-vinda e a transferência de conhecimentos tecnológicos pela BRF acrescentará muito na formação de nossos acadêmicos. A reunião contou com a participação do coordenador acadêmico, professor Atílio A. Matozzo, e do coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor João Estevão Sebben.
A BRF S.A. é uma das maiores companhias de alimentos do mundo, com mais de 30 marcas em seu portfólio, entre elas Sadia, Perdigão, Qualy, Paty, Dánica e Bocatti. Seus produtos são comercializados em mais de 150 países, nos cinco continentes. Mais de 100 mil funcionários trabalham na companhia, que mantém mais de 50 fábricas em oito países: Argentina, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Holanda, Malásia, Reino Unido, Tailândia e Turquia. No Brasil, a companhia tem mais de 30 fábricas e 20 centros de distribuição.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...