Visitante polonês de Varsóvia em União da Vitória

Integrantes da Associação Cultural Polska Braziliana Karol Wojtyla de nossas cidades recepcionaram com dedicação e hospitalidade, ilustre visitante oriundo de Varsóvia, capital da Polônia.

Tal fato ocorreu por alguns dias e destacamos entre eles, a noite de segunda-feira (21), quando o mesmo foi conduzido a um restaurante para uma salutar confraternização.

Atual presidente desta Associação, Maristela Fronczak falou de sua satisfação em recepcionar turistas e demais poloneses, principalmente para trocar salutares informações culturais. E ela como anfitriã proporcionar a  hospitalidade brasileira aos visitantes, para que sempre que possível, retornem ao Brasil.

Outros integrantes de origem polonesa, a exemplo de Araci Maria da Silva participante da Associação local já há alguns anos, fizeram parte do grupo que recepciona e comentaram positivamente este tipo de contato, que inicialmente é feito por meio das redes sociais e nesta ocasião, puderam pessoalmente recordar muitos dos bons momentos dos seus ascendentes que vieram em tempos remotos, enfrentando diversidades, superações. Nos dias de hoje os que vivem no Brasil, procuram preservar e levar em frente suas tradições, costumes, religiosidade, gastronomia, dança, os trajes, o idioma, entre outros.

Da mesma forma a professora Ludmila Pawlowski, atual professora de Polonês da Uniuv e de aulas particulares, bem como a integrante Melânia, facilitaram o contato do referido visitante, Gustav Countach com os brasileiros, superando as barreiras do idioma, visto ainda que fluente o entendimento de Gustav quanto ao idioma português, requeria em certas ocasiões, a tradução simultânea das falas.

Gustav Countach, um estudioso das questões étnicas e genealogia na Polônia, empresário em Varsóvia, está desenvolvendo um site para que pessoas possam se inserir neste sistema e assim, buscar suas origens. Um de seus objetivos alcançados foi visitar famílias no interior de Cruz Machado, Paraná, na localidade de Santana onde possíveis dados poderão também compor seus estudos.

Resta a nós brasileiros, agradecer a visita destas pessoas que vêem no Brasil, um lugar acolhedor e muito receptivo e que todos sejam muito bem vindos e voltem sempre.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Carregando...