Educatran prepara atividades voltadas ao Movimento “Maio Amarelo”
Você certamente já ouviu falar no “Maio Amarelo”?! Você sabe que Movimento é esse? Como ele surgiu? Qual seu objetivo? Então, o “Maio Amarelo” nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, esta ação estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
Para discutir e planejar as ações que serão desenvolvidas durante este mês, em União da Vitória, o Setor de Educação para o Trânsito (Educatran), órgão vinculado a prefeitura, promoveu uma reunião na semana passada, na Câmara de Vereadores. O encontro foi realizado em parceria com a 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
Durante o encontro, já foram definidas algumas ações. A equipe do Setor de Educação para o Trânsito lança o Movimento no dia 02 de maio, às 10 horas, com uma carreata passando pelas principais ruas da área central.
Na sequência, serão realizadas palestras, apresentações teatrais, contação de histórias nas escolas e distribuição de material educativo/ilustrativo sobre o tema “Maio Amarelo”. Também está programada uma caminhada pelo centro da cidade.
Além do Educatran, diversas entidades participarão das atividades e já apontaram as ações planejadas.
A Uniguaçu (Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu) promoverá palestras educativas aos acadêmicos e a comunidade.
O Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) produzirá vídeos institucionais direcionados, principalmente para pais e crianças.
A Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros também participarão do Movimento.
As coordenadoras do Educatran, Serli Olivetti e Vilmarise Mendes observam que, a intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. “Conclamamos a sociedade para participar. Quem tiver alguma ação, entre em contato com o Educatran”, sugere Serli.
O Educatran está localizado no prédio da Rodoviária, e o telefone para contato é o 3522-7866.