Hussein Bakri destaca início da implantação do Rede Elétrica Inteligente no Sul e Centro-Sul do Paraná
Nos próximos dias, a Copel vai instalar os primeiros medidores digitais inteligentes em municípios do Sul e do Centro-Sul do Paraná, com o objetivo de modernizar a gestão e a distribuição de energia elétrica no Estado. Farão parte da primeira fase do programa Rede Elétrica Inteligente as cidades de: Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória e União Da Vitória, além de Porto União (SC). O novo modelo, que não terá qualquer custo adicional para os consumidores, vai receber investimentos totais de R$ 820 milhões para fortalecer os três principais pilares da Copel: redução de despesas, investimento seguro e qualidade de energia para os clientes.
“A Copel prova mais uma vez porque é uma empresa de referência e excelência para o país no setor elétrico. Cada vez mais inserida no projeto do Governo Ratinho Junior de impulsionar o desenvolvimento regional, a companhia vai fomentar a economia do Estado e fortalecer o agronegócio, com um sistema moderno, seguro e de qualidade”, destacou o deputado, Hussein Bakri (PSD), que é Líder do Governo na Assembleia Legislativa.
No programa Rede Elétrica Inteligente, as unidades consumidoras terão medidores digitais que se comunicam, diretamente, com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, facilitando o controle de toda a cadeia, da subestação até o consumidor final. Essa tecnologia vai reduzir o tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos ao sistema, ao permitir que a rede se religue sozinha na maioria dos casos e que a Copel detecte o ponto exato do problema a partir de Curitiba, para a ação dos técnicos no local quando for necessário.
Também será possível identificar áreas de perdas e furtos de energia que oneram a tarifa e monitorar a qualidade do fornecimento às unidades consumidoras a partir de variáveis como tensão, corrente e potência, se antecipando a possíveis falhas. O programa ainda tornará possível a leitura de consumo à distância e permitirá autonomia dos consumidores para monitorar o consumo de energia em tempo real por aplicativo, sabendo, por exemplo, quais equipamentos estão influenciando mais no gasto de energia.
Com a recente conclusão do processo licitatório para que a Copel contratasse o fornecedor que instalará a nova tecnologia em 73 cidades do Paraná, a primeira etapa do programa vai aplicar R$ 252 milhões, com benefício direto a 1,5 milhão de paranaenses (462 mil unidades consumidoras).
Leave a comment