Presidente do Consórcio de Saúde confirma manutenção do Banco de Sangue em União da Vitória
Com encerramento de contrato, agora em outubro e reposição de funcionários por parte da secretaria de Estado da Saúde (Sesa) sem estar concretizada, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) – Banco de Sangue de União da Vitória poderia suspender as doações nos próximos dias. O funcionamento só é possível na parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali).
Uma reunião realizada na terça-feira, 19, para que se mantenha uma parceria com o Banco de Sangue, mantendo os funcionários do Consórcio Cisvali, até a chegada dos funcionários do Estado, que a partir de outubro voltará então a Sesa. Com a definição de continuidade das coletas o diretor geral da Sesa, Sezifredo Paz cogitou ainda uma reposição de valores.
O ato não impedirá que a unidade, que atende os dois hospitais de União da Vitória, mais hospitais de Porto União, General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, Paulo Frontin e São Mateus do Sul, se mantenha em funcionamento, tanto para coletas quanto para repasse de sangue para transfusões.
“Vamos manter a parceria do Banco de Sangue, o Consórcio vai manter os funcionários. Até virem os funcionários do Estado. A partir de outubro o Banco de Sangue volta à Sesa e através do Consórcio faremos essa parceria para continuar mantendo o serviço”, frisa a secretária Executiva Silvia Andrade.
O prefeito, Santin Roveda, enfatiza seu apoio ao Banco de Sangue Municipal e elogia os esforços da equipe que se envolve na realização dos trabalhos, “Estamos firmes para que o Banco de Sangue não saia prejudicado ao término desse convênio no próximo mês, como presidente do Cisvali, tenho uma grande responsabilidade dedicando esforços para que o Banco de Sangue continue com o belo trabalho que faz”, enfatiza.